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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Motor de Arranque

O motor de arranque ou motor de partida é um motor elétrico com escovas que tem a função de accionar o motor do automóvel até que tenha condições de funcionar sozinho (ou seja dar a partida no carro). Sendo assim fica inoperante após esse periodo, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento.


Características

  • Transforma energia elétrica em mecânica.
  • Produz movimento de rotação.
  • Produz o torque inicial para quebrar a inércia do motor a combustão.
  • Funciona com corrente contínua.
  • Possui sistema de segurança Impulsor com roda livre.

Funcionamento

 

O motor de arranque é alimentado com um cabo positivo diretamente da bateria e é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente, ele é mantido em funcionamento até que se solte a chave. Durante o funcionamento o solenóide(6) (automático) é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que por sua vez desliza o bendix(2) (roda livre) até acoplar com a cremalheira (roda dentada no volante do motor de combustão) ao mesmo tempo o solenóide fecha o circuito principal energizando a bobina(4) e o induzido(3) através das escovas(5), criando um campo magnético e assim o movimento de rotação. Os mancais(1) são peças importantes e de precisão, eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.
Cuidados com o motor de arranque: Ele consome muita energia e foi desenvolvido para funcionar por um curto período de tempo, portanto acione ele apenas dez segundos durante cada tentativa de partida e espere mais de trinta segundos entre uma tentativa e outra. Se após três tentativas o motor não entrar em funcionamento procure uma oficina. Estas medidas permitem aumentar a vida útil de qualquer tipo de motor de arranque, se for exigido demais ele estraga facilmente.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Abacaxi




Álvaro trabalhava em uma empresa. Funcionário sério, dedicado, cumpridor de suas obrigações e, por isso mesmo já com seus 20 anos de casa. Um belo dia, ele vai ao diretor da empresa para uma reclamação:

Meu diretor, tenho trabalhado durante estes 20 anos em sua empresa com toda a dedicação, só que me sinto um tanto injustiçado. O Juca, que está conosco há somente 3 anos, está ganhando mais do que eu.
O diretor fingindo não ouví-lo disse:
Foi bom você vir aqui. Tenho um problema para resolver e você poderá fazê-lo. Estou querendo dar frutas como sobremesa ao nosso pessoal após o almoço hoje. Aqui na esquina tem uma barraca. Vá até lá e verifique se eles têm abacaxi.
Álvaro, sem entender direito, saiu da sala e foi cumprir a missão. Em cinco minutos estava de volta.
E aí Álvaro? – perguntou o diretor:
Ve
rifiquei como o senhor mandou. O moço tem abacaxi.
E qu
anto custa?
I
sso eu não perguntei não.
Ele
sm quantidade suficientes para atender a todos os funcionários? Quis saber o diretor.
Ta
mm não perguntei isso não.
Há a
lguma fruta que possa substituir o abacaxi?
o sei não.
M
uito bem Álvaro. Sente-se ali naquela cadeira e me aguarde um pouco.
O diretor pegou o telefone e mandou chamar o Juca. Deu a ele a mesma orientação que dera ao
Álvaro. Em oito minutos o Juca voltou.
E então? Indagou o diretor.
Eles têm abacaxi, sim. Em quantidade suficiente para todo nosso pessoal e, se o senhor preferir, têm também laranja, banana, melão e mamão. O abacaxi estão vendendo a R$1,50 cada, a banana e o mamão s R$1,00 o quilo; o melão R$1,20 a unidade e a laranja a R$20,00 o cento descascada.
Mas como eu disse que a compra seria grande quantidade, eles me concederão um desconto
de 15%. Deixei reservado. Conforme o senhor decidir, volto lá e confirmo – explicou o Juca.
Agradecendo pelas informações, o diretor dispensou-o. Voltou-se para Álvaro, que permaneceu
sentado ao lado e perguntou-lhe:
Álvaro, o que foi que você estava me dizendo?
Nada sério não diretor. Esqueça. Com sua licença. E o Álvaro deixou a sala.

cuidados com o motor




O cérebro do carro é o motor, por isso, a atenção com esta peça deve ser redobrada. Alguns cuidados são essenciais tanto para o bom funcionamento do veículo como para a economia com combustível.

Um exemplo para economizar a queima de combustível é a correta troca de óleo. O motorista não deve colocar o líquido além do nível indicado, pois o excesso acaba sujando as velas e o carro pode acabar perdendo potência e consumindo mais combustível.

Revisão e manutenção do veículo


A revisão é outro item fundamental para o bom funcionamento do veículo. A realização das trocas de componentes no prazo recomendado pelo fabricante previne futuros imprevistos.

A manutenção do filtro de óleo deve ser feita conforme a recomendação do fabricante do veículo, porém, é desejável que a cada troca de óleo, se faça também a troca do filtro.

Dicas

O motorista não deve abrir nunca a tampa do reservatório de água com o motor quente. Isso acaba despressurizando todo o sistema, gerando bolhas de ar que podem prejudicar a circulação da água e, em uma situação extrema, levar ao superaquecimento do motor.

Além disso, o costume de deixar o carro ligado no inverno para aquecer pode prejudicar o funcionamento do motor. Mesmo com o tempo frio, a temperatura ideal é atingida mais facilmente com o carro em movimento.

Estas dicas permitem que o veículo tenha condições de seguir uma viagem tranqüila e obter melhor desempenho.



Fonte: Infomoney 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Caixa da S10

Quebra-molas que detecta problemas na suspensão dos veículos

Uma nova tecnologia pode transformar os tradicionais quebra-molas, de "quebradores de molas" em sistemas de diagnóstico da suspensão dos automóveis que passam por eles.
O quebra-molas inteligente é equipado com sensores chamados acelerômetros triaxiais. O sistema mede as vibrações criadas pelas forças que os pneus dos veículos exercem sobre o quebra-molas.
Um programa de computador coleta e analisa os dados, detectando defeitos nos pneus (inclusive falta de pressão) e nas rodas, nos rolamentos e nos componentes da suspensão.
Para isso, os pesquisadores tiveram que desenvolver um modelo teórico que descreve o funcionamento da suspensão dos veículos e de seus diversos componentes. Qualquer variação detectada pelos sensores em relação aos dados previstos no modelo indica um problema potencial necessitando conserto.
"Nosso modelo simulado nos mostrou que nós podemos usar o sistema para detectar danos aos componentes do veículo de forma confiável, e nossos experimentos com veículos reais validaram o modelo," diz Adams.
O quebra-molas inteligente é capaz de detectar uma variação de apenas 5% na dureza da suspensão. Uma mola de suspensão danificada foi detectada mesmo quando os pesquisadores variaram largamente a pressão dos pneus na tentativa de enganar o sistema.

Oficinas e frotistas
Segundo o engenheiro Douglas Adams, que está desenvolvendo o quebra-molas juntamente com sua orientanda Tiffany DiPetta., o quebra-molas poderá ser utilizado em oficinas e em empresas que possuam frotas de automóveis, oferecendo um diagnóstico preciso e imediato do trabalho que precisa ser feito pelos mecânicos.
Segundo os pesquisadores, quando entrar em fabricação industrial, o novo quebra-molas inteligente poderá chegar ao mercado custando cerca de US$1.500,00. Ainda não há previsão para sua comercialização.


Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2009