- Dê partidas curtas entre 5 e 7 segundos.
- Sempre que ligar o veículo procure mantê-lo em funcionamento por pelo menos 20 minutos para que nesse período a carga da bateria perdida durante a partida, seja totalmente recomposta.
- Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento.
- Uma bateria descarregada pode ser identificada por dificuldade de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem desregulado, correia frouxa ou fio de terra solto.
- Lembre-se que a constatação de defeito só é possível por meio de equipamentos que testam todos os elementos da bateria.
- Não aceite que testem sua bateria com cabos, fechando o curto-circuito entre os pólos. Este procedimento, além de ser enganoso, pode prejudicar a bateria, fazendo-a ferver, o que não caracteriza defeito.
- Se desejar instalar qualquer opcional elétrico não original, verifique antes se poderá haver um comprometimento do sistema elétrico. Após essa verificação, assegure-se que a bateria atual é compatível com a nova demanda elétrica. As duas verificações podem ser feitas numa rede autorizada e no seu auto-elétrico de confiança.
- Evite o uso prolongado de equipamentos eletrônicos como rádio e DVD com o veículo desligado. O consumo excessivo poderá descarregar a bateria.
- Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo (alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais) em uma oficina de sua confiança. O mal funcionamento de algum destes itens compromete a vida útil da bateria automotiva, podendo gerar sobrecarga, fuga de corrente, e outros fatores que prejudicam diretamente a bateria.
- Evite ligar e desligar o veículo muitas vezes durante o dia sem intervalos suficientes (20 minutos pelo menos) para a recomposição da carga da bateria. Isso é muito comum em táxis.
Para saber o modelo correto de bateria para o seu veículo, consulte o manual do fabricante ou confira nos catálogos dos produtos disponíveis em lojas especializadas no produto. Conhecer o ano e modelo do veículo são itens essenciais para a aplicação da bateria adequada. Cada modelo de bateria terá uma amperagem correspondente e pela amperagem o aplicador fará a substituição. Lembre-se: nunca aplique bateria com amperagem inferior e informe ao aplicador se foram instalados acessórios elétricos opcionais no veículo.
Desde 1999 quando entrou em vigor a resolução nº 257 do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, o fabricante é obrigado a proceder à coleta das baterias chumbo-ácido esgotadas e inutilizadas para dar a destinação ambiental correta aos rejeitos tóxicos desses produtos. Por isso, você deve entregar a bateria esgotada a qualquer estabelecimento em que o produto é comercializado para que a bateria retorne ao fabricante. Assim, você contribui para a preservação do meio ambiente.